Autoridade de Länder alemão e Autoridade Nacional Dinamarquesa aplicam multas por descumprimento ao GDPR

O Comissário de Dados de Baden-Wüttemberg para proteção de dados e liberdade de informação multou, em 1 milhão e 240 mil euros, uma empresa seguradora especialista na área de saúde. A companhia utilizou, para direcionar propaganda, dados de indivíduos que haviam consentido para o uso com a finalidade de participar de sorteios. A autoridade estadual descobriu que ao menos 500 pessoas tiveram seus dados processados sem a devida autorização.

A autoridade dinamarquesa aplicou uma multa de €6.700 à municipalidade de Lejre por descumprir suas obrigações como controladora de dados. A localidade fez upload para o seu sistema, ao qual diversos funcionários públicos têm acesso, de dados pessoais de cidadãos sem o consentimento necessário.

Fontes: https://www.baden-wuerttemberg.datenschutz.de/lfdi-baden-wuerttemberg-verhaengt-bussgeld-gegen-aok-baden-wuerttemberg-wirksamer-datenschutz-erfordert-regelmaessige-kontrolle-und-anpassung/; https://www.datatilsynet.dk/presse-og-nyheder/nyhedsarkiv/2020/jun/lejre-kommune-indstilles-til-boede